A minha tia engoliu um alicate

28.6.05

estudo sobre a tecnologia na sociedade conteporânea

Reflexão séria sobre a fotografia na história ( na minha, que começa em 1987).

-Assim mt resumidamente a fotografia é um pedaço de papel (quero lá saber disso dos negativos, para mim a fotografia é o papel e prnt. intelectualoides). 'Mas é so papel?' Não têm uma coisa impressa no papel. 'ah!o que é?' é aquilo que fotografas, com a maquina fotografica. 'ohh!' a maquina capta em imagem o que te apetecer, apontas com a objectiva e dps carregas no botaozinho assim mais descarado k a maquina tiver.
Dsd que me lmbro que a maquina fotografica a cores era mais que normal (ouvi dzr que à uns anos, mais que 18, nao havia maquina fotografica e antes de haver a cores era a preto e branco, enfim..). No meu agregado familiar só tinhamos uma maquina, como os rolos eram caros tinhamos prai uns 2 por ano e eram para as ferias, lembro-me de querer imenso tirar fotografias pk axava k era artista e ser completamente impedido 'só temos 2 rolos para as ferias tdas nao vai despredicar ftgs com parvoices!' O que acabava por acontecer era chegar a 3 dias do final das ferias e tinha.se 2ftgs de grupo e 3 a paisagens e assim Resultado: 48 fotografias tiradas a pressa. 5 com tda a gente xitada pk tava.se a tirar ftgs, 10 comigo a estragar a fotografia, 5 com a minha irma a estragar a fotografia, 10 medonhas pk esta td farto de tirar fotografias, 10 no carro knd se volta com tda a gente a porrada atras do carro e por fim 3 a lojas do pingo doce pk é preciso revelar o rolo.
Foram passando os anos e agr é td digital. Qual é a grande diferenca? nao há rolo. Podemos tirar as fotografias k kisermos, dps apaga-las e tirar outras para dps modificar, apagar, tirar, e é ciclo da vida. O que é que isto provoca? tira a arte da fotografia, tira a essencia! tira a espontâneadade, fomenta o sorriso ensaiado! antes olhava.se para um ftg a pensar 'olha k giro isto foi quanto tvs na piscina a jogar sei la volley' agora: 'epa esta fotografia, tiramos prai umas 8 destas, a 3a foi a mlhr mas a minha irma tem a mania k manda e ficou.se com esta, aqui fikei com a cabeca inclinada'.
bem como iste post ta a ficar grande vou acabar com 3 situacoes caricatas com makinas:

1a situacao.
'bora tirar uma fotografia com tds a saltar para a pscina, va eu tiro vou para o outro lado'
' 1, 2 ,3 !'
Resultado: água e mt splash. A maquina digital demora a tirar a ftg e ta td debaixo de agua, mas o bolha ainda se ve
2a situacao
'ah uma foto de grupo e tal'
Resultado: as pessoas da ponta como olham para a makina e vem 3cm de metal axam k nao cabem na ftg e inclinam-se todas, o mais engracado e k quem tira a ftg nunca avisa de nada e tiram a ftg com as pessoas da ponta com problemas de equilibrio.
3a situacao
'agora uma tda jovem na praia'
Resultado: como é tradição tirar a ftg com a makina de costas para o sol as pessoas ficam com ar de parvas por causa da luz nos olhos fica td com ar de eskilo

4 Comments:

Enviar um comentário

<< Home