A minha tia engoliu um alicate

27.1.06

Motivos de força maior

Achei giro conjecturar sobre a expressão "motivos de força maior". É uma expressão fantástica. Leva-nos a ser completamente ambíguos, mas no entanto, totalmente conclusivos. Ora reparem:

"-Oh joão! Porque é que não vieste ao teste?
-Sabe, Sra. Professora. Eu até já estava a caminho, mas motivos de força maior levaram-me a voltar para casa, impedindo-me assim de vir ao teste.
-Ah ! Pois. 'Tabém. Mas que isto não se repita"

MARAVILHA!!! Parece magia... O explendor da língua portuguesa em flor!!!
Olhem mais um exemplo bastante ilustrativo:

"-Então que explicação é que o senhor dá, para ter morto a vítima?
-Oh 'sotôr Juiz! Perante a situação eu não o ia matar, mas motivos de força maior levaram-me a fazê-lo.
-Contra factos não há argumentos. Caso encerrado. Pode se ir embora"

EXTRAORDINÁRIO !!! Esta descoberta não tem precedentes. A única coisa que me preocupa é o sustento dos falsificadores de documentos, já que a partir de hoje as celebridades portuguesas não têm mais que se preocupar com a sua defesa em tribunal. Os Herman Josés deste portugal já têm uma nova e mais económica solução.

Aconselho vivamente a utilização desenfreada (outra expressão gira) deste maravilhosa conjugação de palavras. Palavras simples mas que nesta nova forma perdem o seu significado mais simples (motivos nada tem a ver com papel de parede, força nada tem a ver com o tarzan taborda, e maior nada tem a ver com o meu QI em relação ao vosso), perdem estes sinónimos tão vulgares para dar lugar a uma única expressão cheia de ambiguidade e decisão.
Estou comovido!!!

b&a csa
M.A.C.