A minha tia engoliu um alicate

28.6.05

estudo sobre a tecnologia na sociedade conteporânea

Reflexão séria sobre a fotografia na história ( na minha, que começa em 1987).

-Assim mt resumidamente a fotografia é um pedaço de papel (quero lá saber disso dos negativos, para mim a fotografia é o papel e prnt. intelectualoides). 'Mas é so papel?' Não têm uma coisa impressa no papel. 'ah!o que é?' é aquilo que fotografas, com a maquina fotografica. 'ohh!' a maquina capta em imagem o que te apetecer, apontas com a objectiva e dps carregas no botaozinho assim mais descarado k a maquina tiver.
Dsd que me lmbro que a maquina fotografica a cores era mais que normal (ouvi dzr que à uns anos, mais que 18, nao havia maquina fotografica e antes de haver a cores era a preto e branco, enfim..). No meu agregado familiar só tinhamos uma maquina, como os rolos eram caros tinhamos prai uns 2 por ano e eram para as ferias, lembro-me de querer imenso tirar fotografias pk axava k era artista e ser completamente impedido 'só temos 2 rolos para as ferias tdas nao vai despredicar ftgs com parvoices!' O que acabava por acontecer era chegar a 3 dias do final das ferias e tinha.se 2ftgs de grupo e 3 a paisagens e assim Resultado: 48 fotografias tiradas a pressa. 5 com tda a gente xitada pk tava.se a tirar ftgs, 10 comigo a estragar a fotografia, 5 com a minha irma a estragar a fotografia, 10 medonhas pk esta td farto de tirar fotografias, 10 no carro knd se volta com tda a gente a porrada atras do carro e por fim 3 a lojas do pingo doce pk é preciso revelar o rolo.
Foram passando os anos e agr é td digital. Qual é a grande diferenca? nao há rolo. Podemos tirar as fotografias k kisermos, dps apaga-las e tirar outras para dps modificar, apagar, tirar, e é ciclo da vida. O que é que isto provoca? tira a arte da fotografia, tira a essencia! tira a espontâneadade, fomenta o sorriso ensaiado! antes olhava.se para um ftg a pensar 'olha k giro isto foi quanto tvs na piscina a jogar sei la volley' agora: 'epa esta fotografia, tiramos prai umas 8 destas, a 3a foi a mlhr mas a minha irma tem a mania k manda e ficou.se com esta, aqui fikei com a cabeca inclinada'.
bem como iste post ta a ficar grande vou acabar com 3 situacoes caricatas com makinas:

1a situacao.
'bora tirar uma fotografia com tds a saltar para a pscina, va eu tiro vou para o outro lado'
' 1, 2 ,3 !'
Resultado: água e mt splash. A maquina digital demora a tirar a ftg e ta td debaixo de agua, mas o bolha ainda se ve
2a situacao
'ah uma foto de grupo e tal'
Resultado: as pessoas da ponta como olham para a makina e vem 3cm de metal axam k nao cabem na ftg e inclinam-se todas, o mais engracado e k quem tira a ftg nunca avisa de nada e tiram a ftg com as pessoas da ponta com problemas de equilibrio.
3a situacao
'agora uma tda jovem na praia'
Resultado: como é tradição tirar a ftg com a makina de costas para o sol as pessoas ficam com ar de parvas por causa da luz nos olhos fica td com ar de eskilo

27.6.05

Caparica

Agora que chega o verão, começam-se a notar os princípios de afogamentos na beira litoral e no alentejo. E porisso gostava de vos falar dos perigos de infestação de tremoços na água fora de pé da costa da caparica.
A minha mae, qd eu era pequeno, costumava obrigar-me a não ir pa fora de pé, e eu não sabia porquê. Mas quando eu deixei de ser criança decidi, ir para fora de pé, como quem diz: "agora já não sou uma criança, vou pa fora de pé !", eis se não quando, aparecem à minha volta uma infestação de tremoços que quase nem me conseguia mexer, não consegui contá-los a todos mas eram praí uns 8 ou 9, NO MÍNIMO !

Mas claro que esta acção de emancipação teve consequencias, durante todo o incidente pensava de mim para comigo próprio: "Que chatisse. Aminha mãe bem me avisava. Armei-me em crescido agora arrisco-me a faltar ao exame de química. Depois vou ter de ir ao médico, e a vergonha que isso é pá família. Vou ficar cheio de sal nas costas e a T-Shirt vai-me picar quando formos embra."
Enfim, a minha mente estava numa montanha russa. Mas felizmente (até porque sou português e toda a gente sabe que os americanos se dão mal com os russos) já não ia à casa de banho praí à umas 12 horas 36 minutos 42 segundos de modos que prontos, e tudo se resolveu pelo melhor.

Porisso aqui fica o apelo.
Já sabem, obedeçam aos vossos pais e:

Não comam muitos hamburgueres, porque senão depois, é o que dá!

b&a csa M.A.C.

21.6.05

A natureza tem destas coisas...

20.6.05

402 (por partes)

é o numero da porta do meu prédio.
começo por cima, sempre é original e tudo isso:

O 3º Direito
mãe, filha e muita bicharada são os inquilinos desta casa.

A mãe
já ganhou estatuto de velha à uns anos mas falta um bocado para chegar ao ranhosa, com 1m60 é a personagem preferida da má lingua dos jantares de minha casa. Acho que nunca tive uma conversa com ela mas, sempre que fala comigo fico o tempo todo a ouvir com a maior atenção para tentar perceber como é que a mulher consegue fazer aquela voz repugnante, medonha, 'ó bernááârdo, estáâ bom?
A filha não deve ter feito 30 à muito tempo e tem 1m70 (este dado é uma aproximação ponderada da sua altura já que não faço ideia quanto mede a senhora descalça), quando era gaiato achava-a a 'boa' do prédio, agora que sou alto o suficiente para ver a sua cara a minha opnião mudou drasticamente.
A bicharada é constituida por dois rafeiros (mesmo que nao sejam, recuso-me a chamar aquilo cão, quanto mais admitir que são de raça), um gato, piriquitos, pombos etc. São muitos, são barulhentos, são malcheirosos. Atromentam todo o prédio.
Entrei algumas vezes nesta casa em miudo, momentos de inocencia minha, irresponsabilidade dos meus pais. Entra-se num corredor, a parte da direita nunca visitei, lembro-me ofuscamente da casa desarumada, feia, tinha alcativa como chão mas pisava-se a protecção de plástico. O corredor cheirava a bolachas de aveia podres, a cozinha a comida de bicho e a varanda é algo memorável. A varanda é o lar de tudo o que tem asas neste agregado familiar desde pombos até patos.
A actividade mais praticada das duas senhoras é passear os cães, momento que os mesmo fazem questão que se note no prédio fazendo barulho com as unhas de rato e ganindo afectadamente.

18.6.05

Salto ao eixo

Realmente, eu até reconheço que algumas das minhas coisas são difisseis de se acreditar, mas isto, só vendo a fotografia..


17.6.05

Exames nacionais

Hoje fui fazer um exame nacional, de portugues ou la o que era. qd reparei numa coisa muito interessante

enquanto a escola está deserta de alunos a fazerem exames, porque é que são precisos funcionários na escola?
eu agora já sei.

é que ao mm tempo que veem os envelospes com os exames pros alunos, veem outros exames mas pos funcionarios.

Então isto funciona assim:
Chegam os envelopes.
Uma professora do conselho directivo pega nos envelopes dos funcionarios.
Dirige-se ao ginásio ou sala grande onde estão reunidos todos os funcionarios.
As mulheres começam a ter quebras de tensão.
Os homens mandam-lhe com água para cima.
Depois secam-nas ao bofetão.
Depois as mulheres irritam-se e dão um arreal de porrada aos homens.
A Professora do conselho executivo mantem-se impávida e serena com os envelopes na mão a olhar o espectáculo.
Os homens começam a apanhar e começam a ter quebras de tensão.
As mulheres atiram-lhes com água para cima.
E depois secam-nos ao bofetão.
Os homens choram.
E depois calam-se todos porque tão cansados
É feita a distribuição das folhas de prova e das folhas de rascunho.
São explicadas as regras e são distribuidas as provas.
Os funcionários manteem-se calmamente a realizar a prova durante 13 segundos.
Após esse tempo começa uma algazarra de tentativa de copianço e "Xius" dos marroes.
Entra a polícia de intervenção que dá pauladas nas mulheres.
E as mulheres dão pauladas nos homens.
Depois disto a prova decorre normalmente.
Quando acaba o tempo da prova entra otravez a polícia para arrancar os exames aos funcionários.
Os funcionários apressam-se para os seus postos habituais para os alunos não estranharem nada.

Depois do resultado destes exames, o funcionário que tiver melhor nota, e se esta for positiva (quando digo positiva quero dizer maior que zero e não maior que 10) esse funcionário é promovido a professor no ensino nocturno, para dois anos depois irem ensinar D.P.S. (na minha altura) ou área projecto (destas novas modernices) aos putos do ensino básico.

E é assim que se vive neste país chamado República Portuguesa. E é com muito gosto que vos dou esta informação pois creio que vai ser util para o resto das vossas vidas.

Já sabem, não comam muitos hamburegueres.

b&a csa MAC

7.6.05

eu gosto de ver telenovelas.(ponto) escrevo umas três razões:

- ' dread k isso mano? essa cena é para betos, tasst a passar?' (morangos)
- 'a menina está maluca?! não vê que o dinheiro não traz felicidade nenhuma, que isso é uma estória de gentinha? ou voce quer ficar a vida toda a comer arroz e bananas? por amor de Deus!' ( ninguem como tu)
-' odeio-te mãe! odeio-te és má, não mereço ter uma mãe assim!' ( ninguem como tu)

O que tenho reparado recentemente é que, agora, as telenovelas deixaram de ser apenas uma maneira de perder um serão a ouvir nulidades, mas um meio de educação para o civismo e coiso e tal! como?

Morangos com açucar:
A cena é no bar, gente nova a passear e nao sei k
(um tipo deita uma lata de coca cola no lixo)

- ' irmão, o que estás a fazer? não sabes que ao deitares essa lata no lixo orgânico magoas a mãe natureza?';
-'então meu deito onde, no chão?'
-' tem calma irmão, energia positiva! vem comigo'
( os dois dirgm.se para o fundo do bar, onde está um ecoponto)
-' irmão está aqui o sito onde podes pôr a tua lata para ser reciclada e assim a mãe natureza não sofre'
-' mano obrigado meu'

A minha sugestão:
(cena passada numa aula)

Professor: - a cidade é um local importante, pk é nela k vivemos e isso tudo.
um aluno klkr: - exacto stor, e devemos fazer tudo para melhorar este local!
Prof: - isso mesmo, boa iniciativa aluno klkr! Alguém pode dar um exemplo?
outro aluno klkr: - devemos matar os pombos, essas ratazanas com asas que além de serm irritantes e nojentos são uma ameaça para os nossos monumentos, para a roupa estendida e ainda por cima ocupam os idosos que lhes dão milho! os velhos têm é k morrer para os contribuintes não pagarm as suas pensões!
Prof: isso mesmo! matar pombos é um dever do cidadão actual!

Isto sim é educar.

Sócrates Em Perigo

Caros amigos. Notícias de última hora!

Foi divulgado pela associação portuguesa de séniores de idade com nível já substancial (ou APSINJS) que todas as pessoas pertencentes à associação a menos de três anos da reforma (na reforma antiga) vão protestar e manifestar-se contra a nova reforma das reformas, peregrinando até à assembleia da república.

A manifestação vai contar com o apoio dos bombeiros voluntários amigos dos séniores de alcabideche, com o apoio da INEM, da Camera municipal de lisboa e da camera municipal de oeiras, da água do LUSO e dos amendoins com mel e açucar Auchan. Se tudo correr como previsto conta-se que a peregrinação dure 6H30m e que os protestos durem cerca de 12 min. Os idosos partem do McDonalds de Santos e deslocam-se em marcha rápida até à assembleia.

Os lesionados e os exaustos serão transportados até ao hospital S. Francisco Xavier.
É Proibida a entrada aos jovens com menos de 53 anos e aos velhos com mais de 68.

De qualquer maneira gostava de vos informar que vao estar presentes a lili caneças e o ruy de carvalho, mas que o Ex-Presidente Mário Soares pretende infiltrar-se na manifestação para boicota-la, coitado, ele tá velho, já não sabe o que faz!

A data da manifestação ainda não está definida já que os participantes estão e sofrer alguns exames médicos de modo a se poder marcar uma data em que os 5 participantes se encontrem vivos.

Vamos ajuda-los! Envia este e-mail para 46 pessoas nos proximos (diz um número) segundos senão os velhos nao se safam e (pede um desejo) este desejo não vai acontecer nunca.

b&a csa MAC

2.6.05

Smashing Awards

Falar sobre os números não vale a pena porque quem lá esteve sabe como foi, e quem não esteve lá era ou porque não queria, e porisso não vale a pena informar, ou porque não pôde, e porisso já se deve ter informado.

Por outro lado há algo que vale a pena mencionar, não sei se repararam mas a festa estava marcada para as 9:30 mas começou às 10:00. Pois, o problema é que mesmo assim algumas pessoas tiveram o azar (ou não) de chegar atrazadas. E como esta feste tem o nível que tem um ópera de alto gabarito, essas pessoas não poderam entrar até à altura do intervalo. Pois, pois! Comem muitos hamburgueres, depois é o que dá! Antes de mais, gostava de dizer que estar no computador da biblioteca pública não ajuda nada a escrever posts, não sei o que é que isto tem a ver comigo (já que tou em casa) mas achei útil dár-vos esta valiosa informação.

1º- O cristo rei continua na mesma. Claramente os meus leitores não teem nenhum sentido de preocupação pelos nosso monumentos porisso nem vos vou falar do estado da estátua de bronze do Fernando Pessoa. Falem voçês se quiserem pó Matutino. Ou então falem os meus Co-Alicatos porque eu já não vos aguento.

2º- A crise dos anónimos continua grave. Anónimos continuam no anonimato, e já há relatórios de danos num computador de um dos anónimos. Não sabemos quem é porque é anónimo.

3º- Há registos de pessoas que gostavam de fazer surf e não podem perto de beja. Façam o que quiserem. Já me tou a cagar pós males da humanidade.

4º- As pessoas cada vez chegam mais a horas aos sítios. Por exemplo na festa de ontem, ou hoje quando fui ao tribunal testemunhar só esperei duas horas até o julgamento ser adiado. A minha sugestão era marcar as coisas para as horas a que ela começam ou se prevêm começar para aumentar a probabilidade de atrasos e reestabelecermos esta característica do portugues ao seu alto nível do passado. Também ninguém me liga porisso não tou a ver isto a resolver-se.

5º- Andam por ai bacalhaus com mais barbatanas do que pulmões. Era só para avisar.

Espero que os meus pontos tenham ficado bem claros. E já sabem! Não comam muitos hamburgueres porque senão, é o que dá!

b&a csa (beijinhos e abraços, conforme se apliquem) M.A.C.